Notícia

Atividades realizadas pela Avevi no primeiro semestre serão destacadas em assembleia

23/07/2019Autor(a): Ilton Piram

Na Assembléia Geral da Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi, que será realizada nesta quinta-feira, 25 de julho, a partir das 15 horas na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, a atual diretoria que tem na presidência do vereador de Jaraguá do Sul, Arlindo Rincos, vai prestar contas das atividades do primeiro semestre deste ano. Período que está sendo marcado pela realização de mais eventos de capacitação para servidores e vereadores e de ações institucionais na busca de melhorias para a região.  

A entidade iniciou os trabalhos no mês de janeiro com a elaboração do plano de atividades para o ano vai mostrar seu desempenho mês a mês. Em fevereiro foi  realizada a assembleia em Corupá com aprovação de moções para serem levadas para o governo do estado.  Na audiência com o secretário da Casa Civil, Douglas Borba (foto), foi solicitada a permanência da Gerência de Saúde em Jaraguá do Sul, a revitalização e o concerto imediato do trecho danificado da SC 108. Para os deputados Júlio Garcia e o Deputado Dr. Vicente Caropreso, foi levada a preocupação sobre a situação financeira do Estado, e iniciada as tratativas para realização do curso de formação para vereadores e pré-candidatos.

Em março realizada palestra com o tema “Controle de Constitucionalidade e Ativismo Judicial: os limites de atuação do Legislativo e do Judiciário no cenário de interdependência entre os Poderes”. Apoio a manifestação feita em Guaramirim pedindo atenção do governo do estado para a SC 108. Apoio para associação dos rizicultores e Sindarroz nas reivindicações para o Governo do Estado e ao Ministério da Agricultura a favor do fortalecimento de toda cadeia produtiva.

No mês de Abril realizado o “Curso de Oratória e Comunicação Eficaz” na Câmara de Schroeder. Em Massaranduba realizada Assembléia Geral com a apresentação do Plano Estadual de Recursos Hídricos. Formalizada a parceira com o Programa Embaixadores POLITIZE. Participação da Marcha dos Vereadores em Brasília, promovida pela União dos Vereadores do Brasil - UVB. Durante o evento foi reivindicado principalmente o fortalecimento dos municípios, e a associação acertou com o Interlegis e realização de oficinas para os associados. Destaque também para a oficialização de parceria entre a Avevi e a Católica SC para a utilização de espaços da universidade (salas e auditório) na realização de cursos e palestras para vereadores, servidores e comunidade.

Em maio o vice-presidente da entidade vereador de São João do Itaperiú, Dorival Duarte, representa os vereadores na audiência com Secretário Executivo da Frente Parlamentar da Infraestrutura da Assembleia Legislativa SC, João Carlos Ecker, para pedir novamente empenho dos deputados para resolver a situação crítica da SC 108. E o presidente Arlindo Rincos esteve com o deputado federal Fábio Schiochet também pedindo solução parta este problema. Foi instituído o Colegiado dos Coordenadores das Câmaras Mirins, realizada oficina sobre “Comportamento e Imagem Pública – Cerimonial no Ambiente Legislativo”, em parceria com o Programa Interlegis e oferecido Curso de Oratória e Comunicação Eficaz, e palestra sobre “Empreendedorismo no mundo 4.0: Governança Corporativa, Ética Empresarial e Compliance”, na Câmara de Vereadores de São João do Itaperiú. No mesmo mês foi oficializada a parceria da Avevi com Ordem dos Advogados do Brasil – OAB - 23ª Subseção Jaraguá do Sul, para propiciar novos cursos.  

O Encontro Regional de Vereadores Mirins de Schroeder foi à primeira atividade do mês de junho com a participação das câmaras associadas e convidadas.   Os parlamentares mirins participaram de palestras com temas voltados sobre a importância da participação enquanto jovens na política oferecidas pelo Núcleo de Educação para a Democracia da Escola do Legislativo da Alesc. Neste mês a Avevi juntamente com a Câmara Municipal de Corupá, Gerencia Regional de Educação, Direção e Professores da Escola Teresa Ramos realizaram Semana de Ética e Cidadania. Junto com o Programa interlegis foram oferecidas as oficinas sobre Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), versão 3.1, e de “Articulação e Compilação de Textos”, para servidores das câmaras municipais.

A partir deste mês de julho a entidade em parceria com a Escola do Legislativo da Assembléia Legislativa de Santa Catarina está realizando o curso Legislativo em Ação, para vereadores, pré-candidatos e pessoas interessadas. Na avaliação do presidente Arlindo Rincos estes seis meses de atuação da entidade cumpriram com metas estabelecidas pelos associados, e com as novas parcerias a Avevi se fortalece. Um caderno de prestação de contas com estas atividades foi elaborado e será entregue para as câmaras.

 

Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter

Mais Notícias

19/09/2019 - Presidente da Avevi quer o apoio do governo do estado nos reparos de ruas urbanas
11/09/2019 - Regimento Interno e Processo Legislativo serão os temas das próximas aulas do curso da Avevi e OAB
10/09/2019 - Avevi fecha parceria com Escola da Câmara de Blumenau para mais uma oficina
28/08/2019 - Anatel responde para os vereadores sobre a situação da Telefonia Móvel
26/08/2019 - Avevi e OAB Jaraguá do Sul recebem 190 inscrições para o Curso de Formação de Agentes Públicos
15/08/2019 - Vereadores da Avevi com o Deputado Vicente Caropreso
15/08/2019 - Câmaras da Avevi conquistam apoio da Alesc na instalação de Canal TV Aberta para os legislativos
15/08/2019 - Avevi recorre a Anatel para que intervenha junto às empresas melhorias na telefonia móvel
31/07/2019 - CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES POLÍTICOS - OAB JARAGUÁ DO SUL/AVEVI
31/07/2019 - Escolas da Avevi e Alesc oferecem duas palestras sobre comunicação e mídias sociais
31/07/2019 - Escola Teresa Ramos divulga um caderno especial sobre a Semana de Ética e Cidadania
31/07/2019 - Avevi e Câmara dos Deputados começam o trabalho de instalação de TV e rádio para as câmaras
31/07/2019 - Vereadores querem a realização de audiência pública para apresentação dos projetos da SC 108
23/07/2019 - Atividades realizadas pela Avevi no primeiro semestre serão destacadas em assembleia
04/07/2019 - Seguindo com sua missão a Avevi iniciou mais um curso de formação em parceria com a ALESC
Amvali