Mídias Sociais:

ASSOCIAÇÃO DE CÂMARAS E
VEREADORES DO VALE DO ITAPOCU

Data: 11/04/2022

Avevi continua na busca de recursos para avaliação da biodiversidade aquática da Bacia Hidrográfica

O vereador de Jaraguá do Sul, Osmair Gadotti, propositor e coordenador da Comissão da Represa formada pela Avevi – Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu, representou a entidade nesta quarta-feira (23/03), no evento de apresentação da Plataforma iCatarina, projeto lançado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), realizado em Joinville na Univille. Esta plataforma vai mapear ecossistemas de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo de Santa Catarina e que será executado pelas Universidades Comunitárias do Sistema ACAFE.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon, palestrou no evento e depois conversou com o representante da Avevi sobre o Projeto de Avaliação da Biodiversidade Aquática da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu. Este projeto foi entregue na secretaria em junho de 2021 pela comissão em parceria com a Univille. O objetivo é viabilizar os recursos para este estudo e o correto gerenciamento dos recursos hídricos da região. O secretário informou que não dispõe no momento destes recursos para sua execução.
O vereador Osmair Gadotti disse que entende a falta de recursos do Governo do Estado para esta finalidade mas vai continuar os contatos com a SDE e pedir o apoio dos deputados, para viabilizar este projeto. “Para um ano de estudo a Univille fez uma proposta que custaria em torno de R$ 460 mil, que poderá ser revista. Vamos continuar com o propósito da comissão de realizar esta ação porque de acordo com o Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Itapocu faz-se necessário este estudo aprofundado das características das comunidades aquáticas na região da Represa de Guaramirim”. 

COMPARTILHE: