Data: 10/04/2012
Assembleia Legislativa e Câmara de Schroeder vão organizar seminário das águas
O Fórum Permanente para Preservação do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais, da Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal de Schroeder iniciaram na última segunda-feira (9), em Schroeder as tratativas para a organização de um seminário das águas no município. A ideia partiu de um encontro do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), que preside o fórum, com o presidente da Câmara Manoel Ednilson Burgardt (foto) e com o presidente da Avevi Valmor Pianezzer, durante o evento estadual de vereadores.
A reunião mobilizou engenheiros agrônomos e ambientais, técnicos, vereadores, representantes da prefeitura, representantes do Comitê Gestor da Bacia do Rio Itapocu e da Secretaria de Desenvolvimento Regional. O objetivo é organizar um seminário envolvendo todos os municípios da região, para o debate dos principais problemas na gestão da água. Uma comissão foi formada, e será a responsável para organizar o seminário. Uma nova reunião foi marcada para a próxima quinta-feira (12) na Câmara de Vereadores de Schroeder, às 14 horas.
Para o presidente do Legislativo Scheroedense trata-se de um grande evento que o município será sede. “Nós conversamos com o deputado e abrimos as portas da câmara para tratarmos deste tema tão importante no nosso município que é a capital ecológica do estado”. O presidente da Avevi Valmor Pianezzer colocou a disposição da câmara a estrutura da entidade e disse que estará apoiando este evento através da Escola do Legislativo Vereador Marcos Mannes.
O engenheiro agrônomo Sérgio Santini, presidente do Comitê Gestor da Bacia do Rio Itapocu, explica que atualmente a principal preocupação na região é a falta de tratamento para o esgoto nos grandes municípios, como Jaraguá do Sul e Joinville. “Isso prejudica a qualidade da água. Além disso, nós temos a demanda da agricultura, que utiliza muita água”, afirma Santini.
Ele destaca, no entanto, que a situação não é tão grave quanto em outras bacias do Estado. Na opinião de Santini, a discussão e a implementação de medidas imediatas pode evitar problemas no futuro. “Nós temos municípios crescendo muito, e precisamos colocar esse tema na pauta”, complementou.
Colaborou
Cássio Turra
Assessoria de Imprensa
Deputado Padre Pedro Baldissera (PT)
COMPARTILHE: