Mídias Sociais:

ASSOCIAÇÃO DE CÂMARAS E
VEREADORES DO VALE DO ITAPOCU

Data: 17/06/2016

Vereadores realizaram uma força tarefa em Brasília em apoio aos rizicultores

Os três vereadores, Vanderlei Sasse de Massaranduba, Sando Jarozinski e Antônio Carlos de Lima de São João do Itaperiú, que representaram a Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu - Avevi nesta quarta e quinta-feira (15/16) nas audiências em Brasília, junto com uma comitiva formada ainda pelo Vice-Prefeito de Massaranduba Armindo Sesar Tassi e pelo presidente da Cooperativa Juriti Orlando Giovanela realizaram uma verdadeira força tarefa em favor dos produtores de arroz.  

Foram sete audiências, quatro com parlamentares e três nos ministérios.  Os parlamentares visitados: Três senadores Delírio Beber, Paulo Bauer e Dário Berger, e o deputado federal Mauro Mariani. No ministério da Agricultura participaram, juntamente com Fórum Parlamentar Catarinense, de audiência com o Ministro Blairo Maggi, e depois em uma nova reunião com o Coordenador Geral de Análises Econômicas da Secretaria de Política Agrícola, Antônio Luiz Machado de Moraes. No Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário reunião com o Coordenador Geral do Departamento de Agregação de Valor, Jurandir Theodoro Gugel.

Nestes encontros foi defendido que sejam realizadas reuniões com os agentes financeiros cobrando o cumprimento do Manual de Crédito Rural, no item que trata prorrogação da dívida dos produtores, quando da comprovação da incapacidade de pagamento, em consequência de dificuldade de comercialização, frustração de safras por fatores adversos ou eventuais ocorrências prejudiciais ao desenvolvimento das explorações.   A comissão pediu também o parcelamento de até cinco anos dos valores vincendos em 2016 e a implantação de medida estruturante das dívidas desses produtores, de forma a securitizá-las e refinanciá-las com prazo para pagamento.

Os membros desta comitiva ficaram satisfeitos com os encaminhamentos feitos e esperam que os rizicultores sejam atendidos em seus pleitos. O senador Dalírio Beber que recebeu o documento da comissão por ser o Coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, avaliou como positiva a ida do grupo a Brasília para reivindicar em nome dos produtores e destacou a atuação imediata do ministro Blairo Maggi que solicitou ao ministério da fazenda e ao conselho monetário nacional que adotassem a política de renegociação das dívidas destes produtores, permitindo que eles superem este momento de prejuízos nas últimas safras.  

Assinaram o documento que foi entregue nas audiências em Brasília: O Secretario de Estado da Agricultura Moacir Sopelsa. O Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina – Faesc, José Zeferino Pedrozo. O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina – Fetaesc, José Walter Dresch. O presidente da Cooperativa Juriti, Orlando Giovanella. O Diretor Financeiro do Sindicato da Indústria do Arroz em Santa Catarina – Sindarroz, Silvério Orzechowski e a Presidente da Avevi, vereadora Angelita Lourenço Bonkowski.

COMPARTILHE: