Mídias Sociais:

ASSOCIAÇÃO DE CÂMARAS E
VEREADORES DO VALE DO ITAPOCU

Data: 10/04/2024

Vereadores da Avevi comentam situação dos hospitais e do combate ao mosquito maruim

Os vereadores associados da Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu - Avevi, reuniram-se nesta quarta-feira (03) para tradar de mudanças na sua diretoria por motivo da desincompatibilização de seus membros, atendendo a lei eleitoral. Ficou definido que durante o período das eleições o responsável pela condução dos trabalhos será o secretário executivo, Ilton Piram. Mais dois temas foram amplamente debatidos no encontro a situação dos hospitais com a falta de leitos e o combate ao mosquito maruim.
Sobre os hospitais, os vereadores entendem que a instalação de mais leitos é um assunto urgente. Segundo o vereador Alfredo Gramm Sobrinho de Corupá, proponente da matéria, medidas precisam ser tomadas, os hospitais da região atendem uma população estimada em 331 mil habitantes e conta com apenas 470 leitos de internação. “Para o Ministério da Saúde a quantia mínima aceitável seria de pelo menos 1.9 leitos a cada 1000 habitantes, então para que a população da região tenha o mínimo recomendado pelo ministério, existe uma falta de aproximadamente 200 leitos de internação”.
Os vereadores da Avevi preocupados com o alerta dos órgãos de saúde sobre situação da dengue e outras doenças que podem se agravar com a chega do inverno querem se reunir com os secretários municipais de saúde para buscar uma solução. “Precisamos de uma atenção o mais rápido possível do governo do estado, de mais recursos federais, através do SUS, a instalação de um novo hospital regional e a ampliação dos hospitais da região”, reforça o vereador.
 

Combate ao Mosquito Maruim
A Avevi desde sua reativação desenvolve ações de combate ao mosquito Maruim. Os vereadores já formaram comissão para levar o tema para os órgãos do governo do estado e acompanham o trabalho desenvolvido pela Amvali através do consórcio CIGAMVALI. Nesta assembleia em Massaranduba o assunto voltou a ser discutido a pedido do vereador Lairton Müller de Corupá, “estamos preocupados com a infestação deste inseto que além de fazer muito mal para as pessoas provoca prejuízos econômicos incalculáveis na região”.
Foi convidado o Diretor Executivo do CIGAMVALI, Ronnie Lux, para fazer uma explanação sobre novos testes de eficiência do produto natural utilizado no controle bioativo de maruim. Segundo ele foi firmado contrato com a FURB de Blumenau que vai realizar pesquisas em áreas onde houver grande concentração da espécie e serão feitos experimentos em laboratório.
Dentro do cronograma de atividades, que iniciaram no mês de março, já foram definidas as áreas, feitas as instalações de experimentos de campo e feita a coleta de material para o experimento de laboratório. Para os meses de abril, maio e junho, serão feitas novas coletas com a revisão de armadilhas em campo, novos experimentos em laboratório e identificações. O Relatório final será divulgado no mês de julho deste ano.

COMPARTILHE: