Mídias Sociais:

ASSOCIAÇÃO DE CÂMARAS E
VEREADORES DO VALE DO ITAPOCU

Data: 05/07/2024

Projeto Parlamento aberto realiza mais uma etapa da pesquisa aplicada na região da AVEVI

Representantes das Câmaras de Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi), das Prefeituras e das Secretarias de Educação dessa região, participaram nesta quarta e quinta-feira, dias 3 e 4, de mais uma etapa do projeto de pesquisa aplicada "Parlamento aberto: inovação e colaboração nas câmaras de vereadores catarinenses". O evento foi realizado na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Jaraguá do Sul. Durante as reuniões do projeto, os integrantes debateram sobre as iniciativas de  parlamento aberto na área da educação.
 
O projeto é  uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), por meio da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do grupo de pesquisa Politeia, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) , a Controladoria-Geral do Estado (CGE) e a organização da sociedade Civil Act4Delivery, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
 
O objetivo da pesquisa aplicada é elaborar coletivamente uma metodologia para aprendizagem, inovação e aperfeiçoamento de iniciativas de parlamento aberto e transparência nos legislativos municipais de Santa Catarina. Na noite de quarta-feira, a equipe interinstitucional apresentou os dados de educação e os levantamentos originados nas entrevistas coletadas em maio deste ano aos representantes das câmaras e das prefeituras. Já na manhã da quinta-feira,  todos participaram de uma oficina de construção conjunta  a partir das experiências e práticas dos municípios da Avevi com a educação infantil.
 
Depois da exposição e da análise dos dados sobre a educação infantil e das oficinas, a equipe interinstitucional e os representantes dos municípios do Vale do Itapocu definiram as próximas ações do projeto para a cocriação com todos os participantes.
 
AVEVI
A Avevi é a região piloto do projeto. A associação reúne os poderes legislativos dos municípios de Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João do Itaperiu e Schroeder, no Norte do Estado. A região foi escolhida em razão da experiência de articulação e colaboração entre suas câmaras municipais.
 
A equipe pretende contribuir com as câmaras de vereadores na implementação e aperfeiçoamento de iniciativas baseadas nos conceitos de estado aberto. O primeiro passo é conhecer as ações que já estão sendo realizadas na região e identificar pontos que possam trazer resultados melhores à população a partir da aplicação da metodologia.
 
Para mais informações sobre o projeto:
udesc.br/esag/governoaberto-camarasmunicipais

COMPARTILHE: