Mídias Sociais:

ASSOCIAÇÃO DE CÂMARAS E
VEREADORES DO VALE DO ITAPOCU

Data: 01/11/2011

Lideranças comunitárias de Jaraguá do Sul serão solidárias as ações da Avevi

A “Importância do Poder legislativo” foi tema da Segunda Jornada da Cidadania promovida pela União Jaraguaense das Associações de Moradores – Ujam realizada nesta segunda-feira (31), na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.  Lideranças comunitárias acompanharam a apresentação da Avevi que destacou o papel dos vereadores e os cursos que pretende programar, de formação e qualificação para vereadores e servidores das casas legislativas, através da Escola do Legislativo.  

As lideranças mostraram-se solidárias com as ações que a Avevi pretende realizar, e vão levar para seus bairros as palestras da entidade. A presidente da Ujam Andréa Regina Terhorst Ziehlsdorff (foto), enfatizou no encontro que: “é de suma importância para os líderes comunitários terem conhecimento do papel que o legislativo deve ter perante a comunidade, desde o simples ato ético até o fator moral que é de representar o cidadão legislando de maneira eficaz”.

O palestrante da noite Ilton Piram, Assessor da Avevi, frisou que a entidade quer levar para os bairros a proposta de valorização do Poder Legislativo, na busca de melhorar a imagem do vereador, "infelizmente devido às falhas de uma minoria, os cidadãos estão descrentes com a classe".

Na oportunidade Piram, salientou que as pessoas que pretendem disputar o pleito municipal nas próximas eleições em nível de Legislativo devem ter noção de oratória, tecnologia da informação, política pública (potenciais e carências do município), fundamentos teóricos e práticos de ética, conhecimento partidário sobre a bandeira que representa. Além de conhecerem a lei orgânica do município e o regimento interno da Câmara de Vereadores, bem como a estruturação dos setores internos, como acontece a gestão administrativa, noções jurídicas sobre o papel do vereador, definição da aplicação de recursos públicos.

Piram, destacou ainda que os representantes do legislativo devam ter consciência que eles são representantes de um município, e não apenas de um bairro em específico, ele deve possuir uma visão global sobre os problemas que são apresentados em determinadas localidades.

Segundo o palestrante, diante desta realidade e da busca da promoção do conhecimento entre os cidadãos e possíveis vereadores da região, a Avevi estará no ano de 2012 promovendo o curso de Formação Política, as inscrições deverão iniciar em março, e as aulas serão nos meses de abril e maio, em parceria com a Escola do legislativo da Assembléia Legislativa e Interlegis. Todos os candidatos a vereança poderão participar.

Colaborou

 

Cristiane Ferreira Balduino

 

COMPARTILHE: