Mídias Sociais:

ASSOCIAÇÃO DE CÂMARAS E
VEREADORES DO VALE DO ITAPOCU

Data: 23/06/2022

Fórum “Mulheres na Política

Na reunião realizada na quarta-feira (22) pelo Colegiado da Mulher Vereadora da Avevi - Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu foi confirmada a realização da próxima edição do Fórum “Mulheres na Política: a Força Feminina no Legislativo”. Será no dia 13 de julho, com início às 19 horas, no plenário da Câmara de Vereadores de Corupá.
Mais uma vez as atuais vereadoras que compõem o colegiado estarão abrindo um espaço para que ex-vereadoras e convidadas façam um relato de suas participações no legislativo. Estes depoimentos estão servindo como motivação para que as mulheres que participam dos fóruns se envolvam mais na política.
A vereadora de Corupá, Bernadete Correa Hillbrecht, que vai coordenar esta terceira edição do fórum, está convidando as ex-vereadoras do município e todas as mulheres interessadas em contribuir na ampliação do número de vereadoras nas câmaras municipais. "Em Corupá só seis mulheres foram eleitas vereadoras nos 63 anos de história do município, o nosso objetivo e discutir sobre importância da representatividade feminina nos legislativos municipais".
A presidente do Colegiado, vereadora de Jaraguá do Sul, Nina Santin Camello, disse que as vereadoras estão muito satisfeitas com os eventos que estão realizando. "Os fóruns estão sendo um sucesso e em Corupá não será diferente. Precisamos debater e mostrar esse fortalecimento da mulher em todos os espaços, inclusive na política. Dar voz às mulheres”, enfatiza.
Ela destacou a importante parceria das Procuradorias da Mulher das câmaras de Jaraguá do Sul e Guaramirim, que também foram iniciativas das atuais vereadoras.
As outras edições do fórum foram realizadas em Jaraguá do Sul e Guaramirim.
Histórico das vereadoras eleitas de Corupá
A primeira mulher eleita foi para a legislatura 1973/1977 e se chamava Hanne Pollmann, renunciou após três meses de mandato. A segunda foi: Dolores Lunelli, para a legislatura 2001/2004, ela presidiu a Câmara de Vereadores em 2004. A terceira mulher eleita foi Bernadete Correa Hillbrecht para a Legislatura 2005/2008, também foi presidente da Câmara nos anos 2005/2006 e recentemente em 2021. A quarta eleita foi Margot Hauffe para legislatura 2009/2012. Ela presidiu o Legislativo 2009/2010 e assumiu um mês como prefeita da cidade, na gestão do Prefeito Luiz Carlos Tamanini, nesse período. Para a legislatura 2017/2020, duas mulheres foram eleitas: Andressa Genifer Fischer Schmitt e Inês Luiza Tamanini Hoch. Andressa foi dentre todas as legislaturas a vereadora(r) mais jovem da Câmara Municipal de Corupá. Para esta legislatura a atual vereadora é Bernadete Correa Hillbrecht.

 

COMPARTILHE: