Mídias Sociais:

ASSOCIAÇÃO DE CÂMARAS E
VEREADORES DO VALE DO ITAPOCU

Data: 01/12/2022

Representantes do Colegiado de Coordenadores das Cāmaras Mirins participam de encontro estadual

O Encontro Estadual de Coordenadores e Coordenadoras do Programa Câmara Mirim realizado nesta quarta-feira (30) na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina contou com a participação dos coordenadores Joel Luis Corrêa de Jaraguá do Sul, Arthur Delmonego de Guaramirim e Juliana Filippe de Joinville, do colegiado da Avevi.  O evento, que aconteceu no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, reuniu representantes dos parlamentos de 89 cidades catarinenses para uma série de palestras e mesas-redondas.

Joel Luis Corrêa, coordenador da Câmara Mirim de Jaraguá do Sul, e presidente do colegiado, em entrevista para a Agência AL, disse que tem participado destes encontros por acreditar que estes eventos ajudam na troca de experiências, na construção e na fortificação do trabalho que é desenvolvido nas Câmaras Municipais.

Há seis anos na coordenação em Jaraguá do Sul, Corrêa disse que tem percebido o envolvimento principalmente das escolas. “Elas têm buscado a participação no programa por causa da credibilidade que a gente vem ganhando no trabalho de formação para a democracia. Não trabalhamos a política partidária, mas a política que está envolvida em todos os lugares. Tem na escola, na igreja, na família. E a política faz bem, então a gente procura trabalhar para mostrar que a discussão política faz bem e por meio dela que a gente contribui para a vida ficar melhor na nossa comunidade. Estamos formando os cidadãos do presente, com o objetivo de falar das funções do Poder Legislativo, porque esses estudantes são multiplicadores, levam para a escola tudo o que aprenderam”, comentou.

De acordo com Lea Medeiros, gestora do Núcleo de Educação para a Democracia da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, a meta é capacitar os coordenadores das Câmaras Mirins para que possam ter autonomia na consolidação dos projetos em seus municípios. “É um momento de troca de experiências, de aperfeiçoamento e qualificação dos coordenadores e coordenadoras do programa que atuam no estado”, explicou.

Rossani Thomas, coordenadora da Escola do Legislativo, vê nos programas de formação para crianças e adolescentes uma alternativa eficiente de aprimoramento da política. “Penso que hoje, mais do que em qualquer momento, nunca se falou tanto em política. O que a gente vê hoje no país, esse cenário de divisão, talvez se as pessoas pudessem entender o papel da política na vida, na sociedade, e também pudessem aceitar as diferenças entre as correntes de pensamento, fosse mais fácil a convivência política no Brasil”, afirmou.

Para a coordenadora, o ideal é trabalhar o assunto desde cedo. “A construção da cidadania não ocorre de um dia para o outro. Ela se dá ao longo de um processo. E a construção das Câmaras Mirins e a formação da cidadania entre a juventude, entre as crianças e adolescentes, são um grande passo para que a gente consiga o fortalecimento da democracia e essa consciência cidadã faz a diferença para a sociedade”, concluiu.

Alessandro Bonassoli

AGÊNCIA AL

 

COMPARTILHE: