Mídias Sociais:

ASSOCIAÇÃO DE CÂMARAS E
VEREADORES DO VALE DO ITAPOCU

Data: 26/03/2024

Projeto Parlamento Aberto: Inovação e Colaboração, começa pelas Câmaras de Vereadores da Avevi

O lançamento do projeto de pesquisa aplicada intitulado “Parlamento Aberto: Inovação e Colaboração nas Câmaras de Vereadores Catarinenses”, aconteceu na Câmara de Jaraguá do Sul na quinta-feira (21). O projeto é uma parceria entre a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira da Alesc, grupo de pesquisa Politeia, da Udesc-Esag, Controladoria-Geral do Estado e a organização da sociedade civil Act4Delivery, com financiamento da Fapesc.

O principal objetivo é implantar uma metodologia de formação-pesquisa-ação. Essa metodologia visa possibilitar a coprodução de aprendizado e inovação a partir de desafios reais enfrentados pelas câmaras. Além disso, o projeto visa contribuir para o desenvolvimento da cultura de governo aberto no Estado, através das câmaras municipais.

As câmaras associadas da Avevi - Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu, foram as escolhidas para a implantação do projeto-piloto que se deu em razão da região ser exemplo de articulação e trabalho colaborativo a partir da diversidade de seus legislativos municipais, com potencial para ser referência para outras localidades.

Durante o evento de lançamento, foram destacadas as oportunidades de aprendizado conjunto e a possibilidade de a região se tornar referência para outras áreas do estado, demonstrando que a cooperação e a troca de experiências podem impulsionar o desenvolvimento e a inovação em âmbito municipal e estadual.

Este projeto representa um importante passo rumo à construção de uma gestão mais transparente, participativa e eficiente nas câmaras de vereadores de Santa Catarina, promovendo a integração entre os poderes legislativo, executivo e a sociedade civil.

Para o presidente da Avevi, vereador de Schroeder, Ildemar Zoz, a Avevi desde sua reativação se destaca pelos seus projetos pioneiros, “nós fomos os primeiros a ter uma escola do legislativo formada por uma associação e fomos agora escolhidos para iniciar deste projeto que vai fortalecer os legislativos e será modelo para todas as câmaras do país”.

"A Avevi é um exemplo de articulação e trabalho colaborativo e a iniciativa que pretendemos desenvolver na região poderá ampliar a colaboração, resolver problemas, melhorar serviços e políticas  públicas e gerais mais confiança da sociedade nas instituições políticas, além da possibilidade de aprendermos juntos e ser referência para outras regiões", disse a professora da Udesc Paula Schommer, que coordena a pesquisa.

 

Colaboração – Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul

 

COMPARTILHE: