Data: 07/07/2025
Cooperativismo é celebrado com homenagem a Juriti, Cooperbam e cooperativas do estado
No Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado neste sábado, 5 de julho, a Avevi - Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu realizou uma Assembleia Especial na Câmara de Vereadores de Massaranduba. O evento destacou o papel transformador do modelo cooperativista, que atinge 1 bilhão de pessoas no mundo, com mais de 280 milhões de empregos — e que em Santa Catarina reúne 235 cooperativas e 4,7 milhões de cooperados, representando mais de 58% da população do estado. Foram homenageadas as cooperativas Juriti e Cooperbam de Massaranduba e as cooperativas do estado através da OCESC - Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina
O vereador Vítor Kulling Filho, proponente da sessão, ressaltou: "Hoje celebramos não apenas uma data, mas um modelo de trabalho e vida que transforma realidades." Em sua fala, destacou as cooperativas Juriti e Cooperbam, homenageadas pelo impacto econômico e social na região. “A Juriti é símbolo de união e profissionalismo. Trabalhei lá e foi onde cresci como cidadão comprometido com o coletivo”, disse emocionado. Sobre a Cooperbam, completou: “Cresceu com o trabalho sério dos agricultores familiares e hoje avança na industrialização da banana”.
Célio Jarosinsk, presidente da Cooperbam, destacou o crescimento da cooperativa, que completa 14 anos com mais de 40 funcionários, 51 cooperados. “A Cooperbam atua fortemente nas áreas social e ambiental, com apoio de entidades e da prefeitura, que foi crucial na nossa fundação”.
Silvério Orzechowski, superintendente da Juriti, lembrou que a cooperativa já reúne 737 famílias associadas e gera mais de 290 empregos diretos e indiretos, sendo destaque na produção de arroz, milho e tilápia: “Tivemos recorde de 2,5 milhões de sacas de arroz neste ano. Cooperativas transformam o IDH das cidades”.
O prefeito de Massaranduba Moacir Kasmirski valorizou o exemplo da Juriti na organização e arrecadação municipal: “É a maior arrecadadora do município. A cooperativa está indo muito bem, e a prefeitura sempre será parceira”.
O Presidente da Cooperativa Juriti, Orlando Giovanella, que na assembleia representou a OCESC, reforçou os princípios cooperativistas e a importância da regulação do setor: “Criar uma cooperativa não é reunir pessoas aleatoriamente. É preciso base sólida e comprometimento com os valores do cooperativismo”.
Gilberto Azevedo, presidente da Avevi, encerrou o evento destacando a essência do cooperativismo: “É um modelo que coloca as pessoas no centro, com equilíbrio entre o social e o econômico. O cooperativismo é o melhor modelo do mundo”.
Com as homenagens, os vereadores e vereadoras da Avevi reforçaram o protagonismo catarinense do cooperativismo, um modelo que, como diz o tema escolhido pelas Nações Unidas para homenagear o setor neste ano, as “Cooperativas Constroem um Mundo Melhor”.