Data: 13/08/2025
Caravana em Schroeder contribuiu para inspirar e trazer a participação feminina nos espaços de poder
O Colegiado da Mulher Vereadora da Avevi – Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu, realizou nesta quarta-feira (13) na Câmara de Vereadores de Schroeder, a Caravana da Mulher na Política. O evento contou com a parceria da Escola do Legislativo da Alesc – Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
Para a presidente do colegiado, vereadora de Guaramirim, Professora Maria Rosana, as vereadoras da Avevi estão de parabéns pelo empenho na conquista de um evento tão importante, que tem como objetivo “justamente trazer as mulheres para a participação a política , seja em partidos, na sua comunidade, podendo assim, ter sua participação e colaboração com a sociedade”
Ela destacou que o país é composto em sua grande maioria, por mulheres, com maior números de eleitores. “Porém, ainda estamos aquém da representatividade feminina nos poderes executivo e legislativo. A caravana, busca agregar, inspirar e trazer mulheres à vida política, porque entendemos que só assim teremos paridade e equidade de políticas públicas voltadas a sociedade de forma justa e igualitária”.
O presidente da Avevi, vereador de São João do Itaperiú, Gilberto Azevedo, parabenizou o trabalho que está sendo realizado pelo colegiado e agradeceu escola da Alesc, presidida pelo Deputado Estadual, Mauro de Nadal, pela parceria na realização do evento. Agradeceu as palestrantes, Juliana Filippe, Gabriela Schelp, Mariane Tillmann e toda a equipe da escola que foi representada pelo gestor do Núcleo de Formação Política, Paulo Wilpert.
A presidente da Câmara de Vereadores de Schroeder, vereadora Ana Leon, disse que, junto com suas colegas vereadoras estavam muito felizes de receber a caravana, e privilegiadas por ser a câmara mais feminina da Avevi. “Nossa câmara tem quatro vereadoras, estamos trabalhando juntas, e temos o orgulho de ter aqui a casa legislativa que tem mais mulheres e uma das únicas câmaras do Brasil que tem a mesa diretora formada só por mulheres”.