Mídias Sociais:

ASSOCIAÇÃO DE CÂMARAS E
VEREADORES DO VALE DO ITAPOCU

Data: 07/10/2025

Avevi encaminha moção de apelo pedindo apoio para os produtores de arroz

A Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi, atendendo indicação do vereador associado, Vitor Kulling Filho, da Câmara de Massaranduba, Capital Catarinense do Arroz, está encaminhando uma Moção de Apelo para os Deputados Federais e Senadores, e para o Ministério da Agricultura, solicitando apoio para os produtores de arroz diante da grave crise que estão enfrentando.

O vereador proponente, preocupado com a situação, quer uma atenção maior para os municípios da região, que segundo ele, são dependentes da orizicultura, “essa crise reflete-se diretamente no giro econômico local, atingindo o comércio, os serviços, a arrecadação tributária e a geração de empregos, agravando a fragilidade socioeconômica”. Vitor Kulling Filho lamenta a queda nos preços do arroz, “a saca de 50 kg, que em 2023 era comercializada a R$ 110,00, em 2025 é negociada a apenas R$ 55,00, representando uma queda de 50%”.

O presidente da Avevi, vereador de São João do Itaperiú, Gilberto Azevedo, informa que, diante desse quadro, os vereadores e vereadoras estão apelando para os parlamentares e governo que adotem, em caráter emergencial, medidas de apoio à orizicultura. “Estamos solicitando: Políticas de sustentação de preços mínimos compatíveis com os custos de produção; Linhas de crédito especiais com prazos e juros adequados à realidade dos agricultores; Incentivos à exportação e abertura de novos mercados; Programas de apoio e proteção à agricultura familiar e aos pequenos e médios produtores”.

O vereador presidente conclui dizendo que a sobrevivência da cadeia produtiva do arroz é essencial não apenas para os agricultores, mas também para a segurança alimentar do povo brasileiro e para a economia de Santa Catarina e do Brasil.

 

COMPARTILHE: