Notícias

535 notícias no site
Mostrando 10 por página
AVEVI CONCLUI PALESTRAS PREPARATÓRIAS PARA A PRIMEIRA ELEIÇÃO DE VEREADORES MIRINS DE SCHROEDER
25/09/2018

A Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi, através de sua Escola legislativa concluiu na última semana as palestras preparatórias para a primeira eleição de vereadores mirins de Schroeder, os treinamentos tendo sido realizados em quatro escolas que estarão participando do programa.  

A Entidade está contribuindo diretamente com a implantação do Programa Vereador Mirim naquele município, o trabalho se iniciando com uma reunião preparatória da qual participaram todos os vereadores, a pedido da presidente Marina Fernandes.

Uma vez aprovado o projeto, a coordenação do programa realizou uma  reunião com os diretores das escolas, ocasião em que repassou as orientações referentes a realização do programa.

A palestra de apresentação sobre os aspectos didáticos, pedagógicos do programa vereador mirim foram ministradas pelo prof. Francisco H. Schork, coordenador pedagógico da Escola do Legislativo da Avevi.

Segundo o coordenador houve uma boa receptividade dos alunos, professores e diretores das escolas e ressaltou que a Avevi está comemorando a implantação de mais um programa vereador mirim em nossa região, parabenizando a atual legislatura da Câmara de Schroeder que tomou a iniciativa e percebeu a grande importância deste tipo de atividade que visa conscientizar os estudantes  do ensino fundamental sobre os preceitos de ética e cidadania para possam viver de maneira plena a cidadania.  

Para o presidente da Avevi, vereador Charles Longhi, “as câmaras associadas estão dando exemplo na criação destes programas e enfatiza que a entidade sempre esteve empenhada para dar suporte pedagógico realizando todos os anos um encontro dos parlamentares mirins para troca de experiências, em como incentiva as Câmaras Mirins a participem do Encontro Estadual que é promovido pela Escola do Legislativo da Alesc”.

A vereadora Marina Fernandes, que preside a Câmara de Schroeder, ressalta que é uma honra poder trazer para o município este projeto tão importante voltado aos adolescentes, frisando: “ É importante frisar que não se trata de um programa politico partidário e sim, unicamente pedagógico, cujo objetivo é de fomentar o desenvolvimento da cidadania baseado nos princípios da moral e da ética”, ainda destacando que boa aceitação do programa pelos alunos, professores e diretores.

A Diretora Márcia Hildebrandt da Escola Luiz Delfino, destaca a participação da presidente da câmara e da Avevi no trabalho de orientação para os alunos, explicando sobre o objetivo do projeto e a responsabilidade que os futuros vereadores mirins passam a ter em representar a escola e a comunidade.

Por sua vez o diretor da Escola Elisa Claudio de Aguiar, Prof. Vanderlei Demétrio, enfatizou que “nossa escola recebe com muita alegria e entusiasmo o convite da câmara para aderir ao programa que está sendo implantado no município”. Ele acredita que essa será uma oportunidade para, de maneira concreta e viva, promover um debate político sério e organizado com vistas a preparação dos alunos para a participação democrática.

A eleição está marcada para o dia 24 de outubro de 2018, como a primeira eleição mirim. O mandato será exercido em 2019, por um ano.

 

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
AVEVI E AMVALI UNEM ESFORÇOS NAS REIVINDICAÇÕES PARA OS CANDIDATOS DA REGIÃO
23/08/2018

Com o objetivo de somar esforços comuns na elaboração de uma pauta de reivindicações, a Avevi esteve presente, nesta quinta-feira (16), na reunião ordinária da Diretoria da Amvali com a presença dos prefeitos da região. O presidente da Avevi, vereador de Guaramirim Charles Longhi (MDB), entregou a pré-lista com as sugestões dos vereadores para os prefeitos que agora farão as suas sugestões para inclusão no documento final que deverá ser entregue aos candidatos, representantes da região, no dia 17 de setembro, junto com a próxima assembleia da Amvali e Avevi. 
Até o presente momento, a Avevi realizou reiterados contatos com as lideranças políticas e comunitárias, assim, agora até o final do mês de agosto os prefeitos e suas assessorias elaborarão também suas listas de prioridades quando, então, representantes das duas entidades se reunirão para a elaboração do documento final. 
O presidente da Avevi, Charles Longhi destaca que a partir de agora o trabalho conjunto (Amvali/Avevi) será no sentido de mobilizar as lideranças políticas da região para o momento da entrega das petições aos candidatos em ato que se torne representativo para a comunidade regional.
“A Avevi também abriu espaço e buscou de maneira permanente nos últimos meses ouvir a comunidade em geral, inclusive, as entidades de serviços e de classe, com o intuito de somar esforços em benefício da região”, ressaltou o presidente. Informou ainda que quem quiser opinar e contribuir na elaboração das propostas que será entregue aos candidatos, poderão ainda encaminhar para o email - avevi@avevi.org.br até o dia 31 de agosto.

Outras atividades programadas pela AVEVI:

Na data de 29 de agosto, o diretor pedagógico da Avevi, prof. Francisco H. Schork, ministrará palestra aos servidores da Câmara Municipal de São João do Itaperiu.

Já, em setembro, a Escola do Legislativo da Avevi vai realizar as palestras de conscientização aos estudantes das escolas do ensino fundamental de Schroeder que participarão do Programa Vereador Mirim que está sendo implementado naquele município.

 

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
ENTIDADES DEFINEM PAUTA DE REIVINDICAÇÕES A CANDIDATOS
14/08/2018
Conforme já anteriormente pré-agendado, no próximo dia 15 de agosto, às 10 horas, acontece na sede da Amvali a reunião preparatória para a definição da pauta de reivindicações a serem apresentadas aos candidatos da região nas eleições de 07 de outubro deste ano. Nesta reunião preparatória, as entidades presentes definirão também a data para a entrega das reivindicações em coletiva a imprensa que deverá ocorrer na primeira quinzena de setembro na Amvali. 
A Avevi se encarregou de fazer esta mobilização e entregou convites para várias entidades objetivando fortalecer os pleitos que serão apresentados. Os vereadores, que são os primeiros políticos a serem procurados pela população para reivindicar as melhorias necessárias em vários setores, em todas as eleições, desde a reativação da entidade, estão apresentando estes pedidos aos candidatos em nome da população, que de forma legítima representam.
O presidente da Avevi, vereador Charles Longhi (MDB) esteve reunido com o presidente da Amvali, prefeito de Jaraguá do Sul, Antidio Aleixo Lunelli ocasião em que trataram da definição desta pauta e de algumas reivindicações que serão incluídas nesta pauta. “Estamos empenhados em construir uma pauta única de reivindicações a ser entregue aos candidatos da nossa região da Amvali. Nosso objetivo é unificar a pauta com a Amvali e outras entidades que queiram estar junto neste momento importante para toda a nossa região” disse o presidente da Avevi. Para ele essa ação vai fortalecer o clamor da região, e tem a certeza que os candidatos eleitos, automaticamente sentirão que deverão estar mais comprometidos com as necessidades da região.
Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
ELEIÇÕES 2018 NA PAUTA DA ASSEMBLEIA DOS VEREADORES DA AVEVI
17/07/2018
A Diretoria da Associação de Câmara e Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi está convocando os vereadores para participarem da Assembleia Geral Ordinária que será realizada no dia 25 de Julho, quarta-feira, com início às 14 horas tendo como local a Câmara Municipal de Corupá. Neste evento o principal tema na ordem do dia será as eleições deste ano. Duas palestras vão orientar os parlamentares e os participantes (evento aberto) sobre as normas destas eleições. 
A primeira palestra será com o advogado e servidor público José Alexandre Machado sobre “Eleições 2018, o que você precisa e deve saber”. O palestrante estará lançando na região o livro que trata sobre tema. A obra traz um compêndio das regras e regulamentos das eleições de outubro. Vai repassar as resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tratam do calendário eleitoral, pesquisas, representações, reclamações e pedidos de resposta, propaganda, registro de candidatos e da prestação de contas. 
A segunda palestra será com o advogado e professor de Direito e Informática Raphael Rocha Lopes sobre “Fake News na política: questões jurídicas”. O palestrante tem levado para as entidades e instituições orientações sobre as regras do mundo virtual. 
Os vereadores durante esta assembleia estarão concluindo a “Pauta de Reivindicações” que será entregue para os candidatos.
O presidente Avevi, Charles Longhi (MDB) e o presidente da Câmara de Corupá Wilson Jean Gessner (MDB), que coordenam o evento, estão encaminhando os convites e fazendo um chamamento para todas as lideranças políticas participem deste importante evento. “Os temas são de extrema importância para não cometermos erros durante estas eleições”, destaca o presidente da entidade.
Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
AVEVI ACOMPANHA REUNIÃO DO GRUPO DE TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ITAPOÁ
10/07/2018

Na última semana aconteceu mais um encontro do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental – GTEA na cidade de Itapoá. A Avevi representada pelo Diretor Pedagógico da Escola do Legislativo Vereador Marcos Mannes, prof. Francisco H. Schork, juntamente com membros do grupo na Amvali tiveram a oportunidade de conhecer as ações que aquele município vem desenvolvendo no setor ambiental. 

Uma OCA existente no Parque Municipal de Preservação do Meio Ambiente foi o local da abertura dos trabalhos, que iniciou com uma explanação do Secretário Ricardo Haponiuck, sobre as ações da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e as atividades que estão realizando. 
Na sequência o professor Ricardo.Brauer, responsável direto pela elaboração do programa de educação ambiental no município discorreu sobre ações específicas que vem desenvolvendo com os estudantes, com foco nos resíduos sólidos e com a realização de mutirões de limpeza das áreas da praia. A Polícia Militar Ambiental lidera o Grupo de Protetores Ambientais que é composto por duas dezenas de adolescentes que realizam patrulhas ecológicas. 
O vice-prefeito do municio, Carlos Henrique Nóbrega, prestigiou o encontro e falou sobre as ações da administração local relacionadas à área ambiental, destacando sempre o quanto o município tem se preocupado com a referida questão.
Os participantes tiveram a oportunidade também de realizar uma caminhada ecológica em trilhas do Parque conhecendo as inúmeras espécies arbóreas, o evento culminando com a visita ao prédio que abriga a ADEA, uma ONG que desenvolve ações educacionais pelo processo de imersão relacionadas a conservação da natureza. 
“Uma das conclusões a que se pode chegar, em relação a mais este encontro de trabalho do GTEA é a de que é imprescindível desenvolver ações relacionadas com a preservação do Meio Ambiente”. Para o prof. Francisco Schork o município de Itapoá vem dando um belo exemplo a ser seguido. O diretor sugere aos vereadores da Avevi a realização de um evento com os demais parlamentares daquela região para conhecer o que lá vem sendo desenvolvido.

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
ENCONTRO REGIONAL DE VEREADORES MIRINS REALIZADO COM SUCESSO EM SÃO JOÃO DO ITAPERIÚ
19/06/2018

O Encontro Regional de Vereadores Mirins, realizado nesta segunda-feira (18) foi um sucesso. Esta foi à avaliação unanime dos organizadores e dos participantes do evento de iniciativa da Avevi, que nesta edição contou mais uma vez com o apoio importante da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal de São João do Itaperiú. Participaram as câmaras mirins de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba, São João do Itaperiú, Barra Velha, Balneário Piçarras e Joinville.

Cerca de 80 vereadores mirins e suplentes, que se encontraram neste dia, realizaram visita ao Frigorífico São João, e participaram das palestras sobre: “Argumentação e Oratória” com Luciano Daudt; “Ética e Cidadania” com a professora Melissa Silvestre Figueiredo; “Desafio da Participação do Jovem na Política” com o conceituado Cientista Político Humberto Dantas.  

Para o presidente da Avevi, vereador de Guaramirim Charles Longhi, foi um dia de grande aprendizado, “temos certeza que estamos preparando novos líderes para a construção de uma sociedade mais ética e cidadã”. Em nome da Avevi o vereador agradeceu todos que participaram da coordenação do evento, especialmente os vereadores e servidores da câmara de São João do Itaperiú pela organização e recepção.

O coordenador da Escola do Legislativo da Alesc, Américo do Nascimento, fez um destaque para a Avevi que está sempre empenhada na realização de eventos de formação política. Parabenizou as câmaras da região que tem os programas de vereadores mirins instituídos. “Estes programas estimulam o jovem entender e ter gosto pela política e para serem os líderes do futuro. Serão eles que vão desenvolver as nossas cidades, o estado e o país”.

 

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
ESCOLAS DO LEGISLATIVO PROMOVEM ENCONTRO DOS VEREADORES MIRINS DA AVEVI PARA UM DIA DE PALESTRAS
14/06/2018

Escolas do legislativo promovem encontro dos vereadores mirins da Avevi para um dia de palestras e debates

As Escolas do Legislativo da Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi e Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Alesc vão promover na próxima segunda-feira, 18 de junho, na Câmara Municipal de São João do Itaperiú mais um Encontro Regional de Vereadores Mirins. O evento que é realizado todos os anos, já aconteceu em Massaranduba, Guaramirim, Barra Velha, Jaraguá do Sul, e desta vez prestigia a cidade que implantou o programa neste ano. O objetivo é contribuir na formação política destes estudantes que participam dos programas promovidos pelas câmaras municipais. Oportunizar momentos de reflexão, de troca de experiências, e a importância da participar da política.

A programação vai iniciar às 07h30min, com o credenciamento dos vereadores mirins das cinco câmaras que já tem seus programas instituídos na região, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba, Barra Velha e São João do Itaperiú, e da câmara mirim convidada neste ano do município de Piçarras. Na sequência os vereadores mirins farão uma visita ao Frigorifico São João e se informar sobre São João do Itaperiú Capital da Carne.

A palestra da manhã será sobre “Argumentação e Oratória” com Luciano Daudt, de muita competência metodológica nesse tema. Vai falar sobre comunicação com pessoas, como controlar o nervosismo, superar a timidez, a inibição  e adquirir a autoconfiança. Também sobre os quatro pilares do orador: Postura, Respiração, Expressão Oral/Corporal e Vocabulário.

Logo depois do almoço, que será no Centro Comunitário e com apresentações culturais, os vereadores mirins vão ouvir a professora Melissa Silvestre Figueiredo, graduada em pedagogia, atuou nos projetos do Núcleo de Educação para a Cidadania, na Escola do Legislativo da Alesc. A palestra será sobre “Ética e Cidadania”. Conceito de Cidadania; Conceito de Ética; Cidadania Ativa x Cidadania Passiva.

A palestra que vai encerrar o evento será com o conceituado Cientista Político Humberto Dantas e será sobre “O Desafio da Participação do Jovem na Política”. Vai aclarar o conceito de política, a função constitucional do vereador e do poder legislativo municipal. Dantas se destaca no país por seu renomado trabalho na área de ciências políticas.  Tem presença marcante na imprensa, publicando artigos, participando de debates, entrevistas e ocupando espaço regular em algumas publicações.

 

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
VEREADORES CONTRIBUEM NA FORMAÇÃO CIDADÃ DE MAIS DE 600 ALUNOS DA ESCOLA MIGUEL COUTO DE SCHROEDER
14/06/2018

Os vereadores da Avevi com a realização de mais uma Semana de Ética e Cidadania na Escola Miguel Couto em Schroeder contribuíram de forma significativa na formação cidadã de mais de 600 alunos, adolescentes. O evento que foi realizado de 04 a 08 de junho contou com a parceria da própria escola e da Câmara Municipal de Schroeder. Foram realizadas nove palestras sobre Ética e Cidadania, o mesmo número de debates, e a confecção de cartazes sobreo tema que estão expostos nos corredores da escola. No final das atividades todos os alunos receberam certificado de participação.

Para o professor/palestrante Messias Henrique Salviano, que falou em nome dos professores, a semana esclareceu muito para os alunos o papel político que eles têm na sociedade, de serem cidadãos que agem com ética. Disse que esta atividade deveria ser levada para todas as escolas. A diretora Filomena Appel, ressaltou que as atividades desenvolvidas vêm de encontro com o trabalho que escola desenvolve com o intuito de formar bons cidadãos, consciente dos seus direitos, e principalmente comprometidos com seus deveres. “Esse trabalho não vai parar por aqui, será a mola propulsora para que novas atividades sejam desenvolvidas”.
A presidente da Câmara de Schroeder, vereadora Marina Fernandes, ficou impressionada com o desenvolvimento dos alunos sobre o tema e feliz em poder ter proporcionado, em parceria com a Avevi, este evento na escola. A presidente enalteceu o envolvimento da direção e professores, afirmando que “eles se doaram decorpo e alma, durante toda semana, o trabalho desenvolvido por eles sendo magnífico”. A vereadora presidente definiu a data de 15 de junho a apresentação do relatório na câmara municipal, assim valorizando como uma forma de valorização dos trabalhos realizados pelos alunos. 
O presidente da Avevi, vereador de Guaramirim, Charles Longhi destacou que os vereadores, com a realização da semana de ética e cidadania, cumprem com o papel de estar discutindo juntamente com a sociedade a crise social e política que está se vivendo. “Discutir também, e principalmente, com a juventude. Prepara-los para que possam exercer seus compromissos na sociedade com ética e cidadania. A crise é profunda e precisamos resgatar muitos valores”. O vereador agradeceu em nome da Avevi o empenho da direção, professores e alunos da Escola Miguel Couto, os coordenadores da Escola do Legislativo da Avevi e Câmara de Schroeder, na realização desta terceira edição da semana, que, para ele, superou todas as expectativas.

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
AVEVI DISPONIBILIZA PALESTRAS MOTIVACIONAIS PARA OS SERVIDORES DAS CÂMARAS
22/05/2018

A Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi, através da Escola do Legislativo Vereador Marcos Mannes vai disponibilizar a partir desta semana, palestras de cunho motivacional aos servidores das câmaras municipais. Essa atividade é uma das ações do Programa de Qualidade na Prestação de Serviços dos Legislativos – Proquales, criado pela entidade para dar suporte na área de formação humana dos servidores das câmaras municipais.  

A realização deste ciclo de palestras foi uma iniciativa do presidente da Avevi, vereador de Guaramirim Charles Longhi, em conversa com a direção da escola e a presidente da Câmara de Schroeder, vereadora Marina Fernandes. O primeiro evento será em Schroeder no dia 25 de maio, próxima sexta-feira na Câmara de Vereadores. Os próximos eventos vão ser agendados pelas câmaras associadas. “Estamos contatando os presidentes das câmaras para que reservem um dia para que os servidores recebam esta palestra”, destaca o presidente.  

O coordenador pedagógico da entidade, Prof. Francisco Schork, será o palestrante, o tema: “Estar Bem Para Servir Bem”. Schork foi o idealizador do Proquales, é consultor organizacional, além de orientador de carreira (coach) e parapsicólogo clínico.

O evento oportunizará aos participantes uma autoanalise sobre aspectos básicos relacionados às quatro dimensões da vida (física, mental, psicoemocional e espiritual) com  a apresentação de sugestões de como viver feliz e realizado. 

Já no segundo momento da palestra a abordagem estará focada na importância do serviço prestado trazendo satisfação aos cidadão, já ao servir o sentimento de realização em relação às suas  habilidades profissionais, fazendo cada vez melhor o que faz bem. 

 

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
ESCOLA DO LEGISLATIVO DA AVEVI ESTÁ INOVANDO NA REALIZAÇÃO DA SEMANA DE ÉTICA E CIDADANIA
15/05/2018

A Escola do Legislativo Vereador Marcos Mannes, da Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi, ao assumir a realização da Semana de Ética e Cidadania nas escolas públicas da região, proposta de Jovens Parlamentares, está inovando na realização de mais um evento que neste ano será oferecido para os alunos do ensino médio da Escola Miguel Couto do município de Schroeder. A novidade, é que esta ação cidadã, iniciou com o lançamento para os vereadores, parceiros na realização do evento, feito na sessão desta segunda-feira (14).  

O presidente da Avevi Charles Longhi, vereador de Guaramirim, participou desta sessão e falou do projeto que está sendo levado para os municípios. Entregou material com informações sobre o objetivo do evento, que é de conscientizar os estudantes sobre a importância da ética e cidadania no cotidiano da sociedade em geral, e agradeceu o apoio dos colegas vereadores de Schroeder. A diretora da escola, professora Filomena Chomem Appel, enfatizou que este evento será de grande significado para os alunos do educandário pela oportunidade que terão em debater sobre o tema.

Ainda dentro da proposta de melhorar o evento, a Escola do Legislativo da Avevi vai acompanhar o trabalho de mobilização com professores e alunos na preparação da programação que estará pronta na próxima semana. Segundo a direção das escolas, os professores estão entusiasmados e empenhados na preparação do ciclo de palestras e nos debates. A Semana de Ética e Cidadania da Escola Miguel Couto de Schroeder vai acontecer de 04 e 08 de junho. 

 

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
| Próxima > Última >>

Página 1 de 54
Ir para a página:
Amvali