Notícias

523 notícias no site
Mostrando 10 por página
AVEVI PROMOVE SEGUNDO SEMINÁRIO PARA AGENTES PÚBLICOS E POLÍTICOS
19/04/2018
A Escola do Legislativo da Avevi promove mais um Seminário Municipal de Agentes Públicos e Políticos. O evento vai acontecer no dia 2 de maio, das 8 às 17 horas, na Câmara de Jaraguá do Sul
 
Serão realizadas quatro palestras: Comunicação e Mídias Sociais; Inovação na Gestão de Serviços Públicos; Terceirização de Mão de Obra no Serviço Público(aspectos relevantes) e Princípios de Governança e Qualidade do Gasto Público Associados à Redução de Vulnerabilidade.
 
A Escola do Legislativo da Avevi integra o Projeto Qualifica – Mandato de Excelência, que tem por objetivo promover a qualificação dos agentes públicos, visando aprimorar a gestão pública, prevenir irregularidades e desenvolver uma visão ampla e integrada da administração e da atuação parlamentar. Instituições importantes do estado participam deste projeto, entre elas a Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, Tribunal Regional Eleitoral, OAB, Ministério Público, Fecam, UVESC, UDESC, IBGE e o Governo do Estado, que disponibilizam seus técnicos para os cursos que estão sendo oferecidos em todo o estado.
 
Este é o segundo seminário que vai acontecer na região. No ano passado foram repassados os temas;  Despesas Públicas, Políticas Públicas, Técnicas Legislativas e Licitações e Contratos.
 
O presidente da Avevi, vereador de Guaramirim Charles Longhi, está empenhado nos convites para todos os associados da entidade e demais agentes públicos e políticos da região. “Estamos trazendo para debate alguns temas que foram solicitados pelos vereadores e queremos contar com a participação deles e de todos os interessados, já que nossos eventos são gratuitos e abertos para o público também”. As inscrições estão sendo feitas através no endereço – escola.alesc.sc.gov.br – Mais informações: (48) 3221 2927 ou (47) 3054 3481.
Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
CONFIRMADA A SEMANA DA ÉTICA E CIDADANIA NA ESCOLA MIGUEL COUTO DE SCHROEDER
16/04/2018

A Escola do Legislativo da Avevi confirmou nesta semana a realização da Semana de Ética e Cidadania para este ano. Ficou estabelecido que o projeto será realizado na Escola Miguel Couto, de 04 à 08 de junho do corrente ano e deverá contar com a participação dos estudantes do ensino secundário que freqüentam o estabelecimento. O mesmo projeto já contemplou as Escolas Alvino Tribess de Jaraguá do Sul e Lauro Zimmermann em Guaramirim. A iniciativa destes eventos é de autoria de Jovens Parlamentares que representaram a região no Programa Parlamento Jovem Catarinense, da Assembleia Legislativa de SC. 
O Coordenador Pedagógico da Escola da Avevi, Francisco Schork, esteve reunido com membros da direção da escola de Schroeder para apresentar o projeto didático pedagógico. Participaram a diretora Filomena Chomem Appel, gestoras Cristina Proença e Eloisa Prestini e o Prof. Messias Henrique Salviano que leciona a disciplina de Filosofia naquele educandário. “A receptividade em relação ao projeto que é realizado pela Avevi, anualmente, sempre em uma escola dos municípios que compõem a entidade, foi extremamente positiva” destacou o coordenador. Informou também que será feito o lançamento oficial da programação que deverá ocorrer em uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Schroeder no mês de maio em data ainda a ser definida. Serão convidados os representantes dos professores e alunos da escola e lideranças do município.

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
PLANOS MUNICIPAIS DE MOBILIDADE URBANA NA PAUTA DE DISCUSSÃO DO COMUVI
26/03/2018

A Comissão de Mobilidade Urbana do Vale do Itapocu – COMUVI formada a partir da indicação da Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu - AVEVI, e que conta com a participação da Amvali e Associação dos Engenheiros e Arquitetos – AEAJS, vai se reunir novamente no dia 04 de abril, às 14 horas nas dependências do CPL – Centro Integrado de Profissionais Liberais de Jaraguá do Sul. Na pauta, “Discussão sobre Planos Municipais de Mobilidade Urbana”. Cada município terá a oportunidade de apresentar um esboço de como esta a elaboração de seus planos até agora, um ano antes do prazo final que será em abril de 2019. 
Na primeira reunião realizada em janeiro, quando foi constituída oficialmente esta comissão, ficou encaminhado que seriam convidados também para participar dos debates os prefeitos, secretários municipais, representantes do DNIT, Deinfra, Associações Empresariais, e dar sequência às ações práticas sobre o tema. Ofícios foram encaminhados para todos destacando a importância de suas participações. 
A proposta, segundo o presidente da comissão, vereador Charles Longhi de Guaramirim, é que se promovam ações concretas relacionadas à “mobilidade urbana regional”, “pois, este é um tema que necessita da implantação e implementação de um plano estratégico, com a máxima urgência, a fim de se evitar colapso do setor viário na região, em futuro próximo”.

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
COMISSÃO DE COMBATE AO MOSQUITO MARUIM DA AVEVI CONTINUA COBRANDO AGILIDADE NA PESQUISA
05/03/2018

A Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi criou em junho de 2015 uma comissão de vereadores para acompanhar o andamento do programa de controle do Mosquito Maruim que há muitos anos desenvolve pesquisa para o combate desta praga que vem preocupando moradores e o setor econômico dos municípios. A frente desta comissão desde o princípio está o vereador Eugênio Juraszek de Jaraguá do Sul, e contou também com a atuação do ex-vereador Geraldo Michelluzzi de Massaranduba. Com um trabalho destacado, este grupo promoveu reuniões, encaminhou documentos e projetos, e esteve por algumas vezes em audiência com o Secretário de Agricultura do estado Moacir Sopelsa na busca de recursos para intensificar a pesquisa que está a cargo do biólogo Luis Américo com o suporte da Amvali.  

Nas últimas semanas o vereador Eugênio Juraszek esteve novamente empenhado para dar agilidade na pesquisa e encontrar um novo local para instalação do laboratório e buscar recursos para compra de novos equipamentos. Junto com deputados estaduais, prefeitos e técnicos participou de reunião na Amvali. Neste encontro ficou decidido que o novo local do laboratório será junto a Secretaria de Agricultura de Jaraguá do Sul, com uma unidade de estudo no Bairro Garibaldi.  

A Avevi vai reforçar esta comissão, está propondo que cada câmara indique um representante para acompanhar o andamento deste programa. “Precisamos da participação dos colegas vereadores dos municípios da região, estamos sofrendo muito com esta situação, o maruim representa um problema de saúde pública. A intenção com a comissão e fazer reuniões mensais para acompanhar o trabalho da pesquisa”, declarou.  Já fazem parte da comissão vereador Eugênio Juraszek como presidente, Alessandro Rosa Diretor da Agricultura da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Luis Américo Pesquisador, Juliana Demarchi Secretária Executiva da Amvali e Ilton Piram assessor da Avevi. 

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
COMISSÃO QUER CONTRIBUIR NA ELABORAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE MOBILIDADE URBANA
05/03/2018

Os planos de mobilidade urbana dos municípios do Vale do Itapocu estarão na pauta dos primeiros debates promovidos pela comissão formada oficialmente nesta quarta-feira (28) com a participação da Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi, Câmaras Municipais, Associação dos Municípios do Vale do Itapocu – Amvali e Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Jaraguá do Sul - AEAJS. Na primeira reunião realizada no CPL – Centro de Profissionais Liberais, os membros definiram em priorizar esta ação porque foram informados pelos técnicos da Amvali que os planos precisam estar concluídos até o mês de Abril de 2019 e a comissão quer contribuir neste planejamento. 

O plano de mobilidade urbana dos municípios deve se elaborado com o intuito da integração da mobilidade urbana na região. Segundo os técnicos, o acesso a recursos também ficaria prejudicado se este trabalho não for finalizado dentro do prazo. Por isso é que se decidiu pela realização de um fórum, no início do mês de abril, para uma ampla discussão sobre o tema. Serão convidados também os prefeitos e os técnicos das prefeituras responsáveis pela elaboração dos planos, representantes das Associações Empresariais, DNIT e Deinfra. 
A comissão definiu também que vai participar do colegiado de planejamento e câmara técnica de mobilidade urbana da Amvali que voltará a se reunir nos próximos dias. Foram indicados para acompanhar as reuniões o Engenheiro Darlan Cesar Bona e o vereador Arlindo Rincos. Para o presidente da Avevi, vereador Charles Longhi, a entidade, atendendo a indicação dos associados iniciou as discussões sobre o tema com muito sucesso, para ele a participação da Amvali e da AEAJS com informações importantes sobre os planos municipais contribuiu para que fossem definidas as prioridades e os objetivos desta comissão. “Precisávamos destas informações para verificar nos municípios como está o andamento da elaboração destes planos e colocar em discussão no nosso próximo encontro. Teremos um ano para definirmos o que queremos sobre mobilidade urbana na nossa região”.

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
AVEVI REALIZA AÇÕES NAS CÂMARAS MIRINS DE SÃO JOÃO DO ITAPERIÚ E MASSARANDUBA
05/03/2018

A Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi, por meio de sua Escola do Legislativo Vereador Marcos Mannes continua oferecendo treinamentos e palestras para os vereadores mirins das câmaras associadas. Nesta quarta-feira (28) o Prof. Francisco Schork, que presta serviços pedagógicos para a entidade, realizou treinamento na câmara mirim de São João do Itaperiú. Participaram os nove vereadores titulares que saíram do encontro motivados e informados de como exercer o mandato. Há uma grande expectativa da câmara municipal daquele município quanto à execução do programa que ficou a cargo do Assessor Parlamentar Gilberto Azevedo. O presidente da câmara, vereador Dorival Duarte esteve na abertura e conclusão dos trabalhos do treinamento motivando os mirins a se dedicarem a missão que a comunidade escolar lhes delegou.

Em Massaranduba o presidente da Avevi, vereador Charles Longhi foi prestigiar a posse dos mirins, legislatura 2018. Participou junto com as autoridades do município da entrega dos certificados e parabenizou os vereadores daquele legislativo pelo incentivo ao programa que é modelo no estado. O coordenador da câmara mirim, Almir Trevisani, destacou o apoio que é dado pela Avevi em treinamentos e encontros dos vereadores mirins de Massaranduba.

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
VEREADORES COBRAM DO GOVERNO DO ESTADO À REVITALIZAÇÃO DAS RODOVIAS ESTADUAIS SC 108 E SC 415
23/02/2018
A Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi protocolou nesta quinta-feira (22) na ADR Jaraguá do Sul uma MOÇÃO DE APELO para o Governo do Estado de Santa Catarina, com o objetivo de que sejam encaminhadas com urgência as revitalizações das rodovias SC 108 trecho Guaramirim/Massaranduba e da SC 415 trecho Massaranduba/Barra Velha. No mesmo documento foi solicitada a instalação de iluminação pública na serra da SC 110 entre Jaraguá do Sul e Pomerode.   
 
Na justificativa os vereadores das câmaras municipais associadas relatam que encaminharam diversas proposições solicitando melhorias para estas rodovias e os trabalhos estão sendo feitos de forma paliativa. Necessário se faz, segundo o presidente da entidade, vereador Charles Longhi de Guaramirim, que pelo grande movimento de veículos, e que tem aumentado significativamente nos últimos anos, segundo dados da Polícia Rodoviária do estado, uma completa revitalização seja feita.
 
Os vereadores cobram a colocação de uma nova camada asfáltica, melhor sinalização, construção de terceira pista em alguns pontos da rodovia e construção de pontos de ônibus com abrigo de passageiros. A instalação de iluminação na serra entre Jaraguá do Sul e Pomerode na SC 110 também se faz necessário pelo grande fluxo de veículos e pessoas que passam por esta rodovia.
 
A proposição foi recebida na ADR pelo secretário administrativo Ivo Schmidt que deverá providenciar os encaminhamentos a todos os setores responsáveis do governo estadual.
Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA RECEBE REIVINDICAÇÕES DA AVEVI A FAVOR DOS PRODUTORES DE ARROZ E BANANA
22/02/2018

Os vereadores do Vale do Itapocu foram levar para Câmara Setorial do Arroz e Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa de Santa Catarina suas reivindicações a favor dos produtores de banana e arroz da região. Ofício e moção que manifestam a preocupação dos parlamentares foram entregues para o Deputado Estadual José Milton Scheffer, coordenador e membro destas frentes de trabalho que discutem os problemas do setor. Representou a Associação de Câmaras de Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi, na entrega destes documentos, o autor da moção vereador Sandro Jarozinski de São João do Itaperiú. O vereador, que também é produtor de arroz, solicitou apoio dos deputados para minimizar as perdas que estão tendo com a atual política agrícola.

O deputado José Milton Scheffer, informou aos vereadores que a câmara setorial está articulando com lideranças do setor do Rio Grande do Sul para juntos buscar melhorias na comercialização do arroz, “infelizmente a entrada do produto do Mercosul,  a falta de planejamento no Brasil e a garantia de um preço justo, pode levar a falência um grande número de agricultores”, disse o deputado. Nos próximos dias toda a cadeia produtiva deverá estar empenhada numa agenda que busca solucionar toda esta situação que enfrentam estes produtores.  

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
AVEVI E AMVALI APRESENTAM DIAGNÓSTICO SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA GRUPO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
20/02/2018

O diagnóstico sobre resíduos sólidos realizado pela Escola do Legislativo da Avevi, com apoio da Amvali, Câmaras Municipais, ADR Jaraguá do Sul e Secretarias Municipais de Educação será apresentado para o Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Região Hidrográfica 06 (GTEA RH6), no dia 27 de Fevereiro, próxima terça-feira, às 8h30min, no Parque Municipal Morro dos Stinghen, em Jaraguá do Sul. Também será levada para este grupo a proposta de instituir nos municípios da região um programa permanente de educação ambiental, sugestão apontada pelos técnicos durante pesquisa feita pela Avevi.

Esta ação ficou definida na reunião realizada nesta segunda-feira (19) pelas associações  Avevi e Amvali que vão coordenar as próximas etapas do projeto. Para o Geógrafo da Amvali, Felipe Augusto Oliveira, a importância desse grupo, além de possibilitar a troca experiências sobre o tema, “é também de fomentar a criação e implementação das políticas de educação ambiental nos nossos municípios, o que vem de encontro as ações sugeridas no diagnóstico”.

O coordenador da pesquisa, Prof. Francisco Schork, será o indicado pela Avevi para acompanhar as próximas etapas deste programa.  Para ele será importante apresentar este grupo o trabalho realizado pela entidade que representa os vereadores, exatamente no momento que estão em fase de coleta de informações a respeito das atividades de educação ambiental em andamento em sua área de abrangência.  “Este trabalho já realizamos no Vale do Itapocu, e estaremos disponibilizando para o grupo. Certamente vai enriquecer a pesquisa que será feita nestas bacias hidrográficas”.

O grupo de trabalho de Educação Ambiental da Região Hidrográfica 06, da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu e Bacias Hidrográficas dos Rios Cubatão e Cachoeira – GTEA RH 06 está vinculado à Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Santa Catarina. As informações coletadas nos municípios da Amvali irão compor o atual Banco de Dados do GTEA-RH06, e poderão ser utilizadas na sugestão e encaminhamentos das políticas públicas de educação ambiental no estado. A área de abrangência da Região Hidrográfica 06, denominada de Baixada Norte do estado de Santa Catarina, é formada por treze municípios.  

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
AVEVI SOLICITA APOIO DO FÓRUM PARLAMENTAR CATARINENSE PARA BANANICULTORES E RIZICULTORES
19/02/2018

Uma comitiva de vereadores ligados a Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi e representantes dos produtores estiveram reunidos nesta quinta-feira (15) com o Deputado Federal João Paulo Kleinubing em Blumenau, e entregaram moções e ofícios, aprovados na última assembleia da Avevi, solicitando apoio do Fórum Parlamentar Catarinense para bananicultores e rizicultores que sofrem com as perdas provocadas pela atual política agrícola. Cartas das entidades que representam os agricultores com exposições de motivos e estudos técnicos da Embrapa também foram anexadas à documentação. Outra reivindicação feita pelos vereadores da região para os deputados e senadores é que solicitem para a ANATEL um melhor sinal de telefonia móvel para o Vale do Itapocu. O deputado, que coordena o fórum, vai pautar estas reivindicações para a próxima reunião dos parlamentares que será realizada na próxima semana.

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
| Próxima > Última >>

Página 1 de 53
Ir para a página:
Amvali